Catedral de Nossa Senhora da Piedade
IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.
Nome Atribuído: Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Localização: R. Padre Rolim n°. 497 – Centro – Cajazeiras - PB.
Decreto de Tombamento: Decreto n° 25.140 de 28 de junho 2004.
Descrição: A Diocese de Cajazeiras foi criada em 06 de fevereiro de 1914, pelo Papa Pio X, através da Bula “Maius Catholicae Religionis Incrementam”, desmembrando-a da Diocese da Paraíba que, nessa mesma data, foi elevada à dignidade de Metrópole.
A história da atual Catedral de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade paraibana de Cajazeiras, passa por dois períodos históricos. O primeiro, entre os anos de 1915 à 1957, quando a condição era assumida pela atual Igreja Nossa Senhora de Fátima, templo com data do ano de 1836, e que se constitui, portanto, em importante patrimônio histórico daquela notável cidade sertaneja.
O ano de 1915 marca a passagem da então Igreja de Nossa Senhora da Piedade à condição de catedral – mas, antes, já reconhecida como matriz -, após a criação da Diocese de Cajazeiras, que ocorreu em 06 de fevereiro de 1914, por decisão do Papa Pio X. Era bispo de Cajazeiras, o primeiro de todos, Dom Moisés Coelho, que chegou a arcebispo da Paraíba.
A construção do atual prédio da Catedral de Nossa Senhora da Piedade começou em 31 de janeiro de 1937, durante o período diocesano de Dom João da Matha de Andrade Amaral, que viria a ser bispo de Manaus-AM.
Sua inauguração, contudo, somente aconteceria em 20 de janeiro de 1957, mesmo que não terminada, ainda (as instalações somente viriam a ser concluídas em 1959). A decisão de entronizar a imagem de Nossa Senhora da Piedade na nova igreja foi do então bispo Dom Zacarias Rolim de Moura, que comandou a Diocese até 1990 (período diocesano de maior duração entre os exercidos pelos ex-bispos da Diocese, até hoje) e que mantém o título de Bispo Emérito.
A Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, é uma das mais belas do Sertão paraibano. Sua imponente torre pode ser vista a partir dos vários pontos da área urbana, e, ainda, pelos que chegam à cidade.
A catedral diocesana cajazeirense é motivo de orgulho da parte dos cajazeirenses e cajazeirados, conforme os habitantes de Cajazeiras costumam se referir, respectivamente, aos nascidos na cidade e aos que se casaram com naturais ou resolveram vivê-la.
Todos os anos, a Catedral de Nossa Senhora da Piedade realiza uma grande festa entre os dias 05 e 15 de setembro para homenagear a invocação de Maria, terminando com uma grande romaria até a igreja.
Ações do documento